Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

12 de abril de 2015

GERAÇÃO R

Alexandre Machado, em seu livro CORRIDA PARA CORREDORES (2014, EDITORA Ícone) traça o perfil de cada corredor.

Saiba em qual perfil você se encaixa!

•      Perfil social (Diversão, bem estar);
•      Perfil Fit (Bem estar, saúde);
•      Perfil Performance (Desafio, perfeição).

O corredor Social utiliza a corrida como um meio para diversão e sociabilização no ambiente de trabalho ou academia. A prova que mais gosta é a de 5 km, pois pode completar com tranqüilidade e curtir os momentos pré prova e pós prova.

No treinamento prefere os com intensidade moderada e fácil e com distância não tão grandes, os longos preferidos são os com distâncias inferiores a 10 km e superior a 7 km. Gosta do fartlek como método para variar nos treinos. Este grupo tem um perfil de faixa etária menor que os outros com idades de 25 a 35 anos.
O corredor Fit utiliza a corrida como um meio para atingir a boa forma, ou manutenção da mesma. Não são fieis a corrida, porém, sabem que ela pode fazer com que cheguem mais rápido ao seu objetivo principal (perda de peso).

Este corredor já pratica a corrida há pelo menos 2 ou 3 meses, sua prova preferida são as de 10 km, por serem rápidas e bem prazerosas. São dedicados aos treinos e fieis as planilhas, gostam de variar os locais de treinos e tipos de percursos, gostam também experimentar alguns treinos com mais intensidade, mas, sem compromisso. Os intervalados são uma boa opção para este grupo, porém priorizem os com recuperação ativa e com intensidades moderadas, pois este grupo não gosta de sentir desconforto durante e após os treinos.
Este grupo tem um perfil de idades variadas e com um destaque o público feminino vem crescendo cada vez mais. Este público é bem critico e gosta de saber o porquê faz cada tipo de treino e como este treino vai ajudá-lo a chegar ao seu objetivo final.

O corredor Performático. Este é o verdadeiro Runaholic, ou seja, o corredor viciado. Seu perfil de prova é a partir de 21 km, sendo que gostam das provas de 10 km para controle da performance. O interessante deste perfil é que ele foi um dia um corredor social ou fit e com o tempo e a paixão pela corrida se transformou no corredor performance. Este consome tudo sobre corrida desde revistas, roupas a alimentação.
É extremamente competitivo consigo mesmo sobre os resultados, gosta de se superar sempre e esta em uma luta constante contra as suas marcas anteriores. São extremamente críticos com os treinamentos, porém, fieis quando acham o treinador que faz com que suas marcas sejam batidas. É extremamente resistente a dor e a todo o tipo de treinamento, para este tipo de corredor quanto pior melhor é o treino.

Gostam de ir além de seus limites e com isso cometem muitos excessos e com isso as lesões. Uma boa parte deste grupo são auto ditada e com isso treinam sozinhos com base em planilhas de revistas ou simplesmente ao acaso. Treinam muito volume e com isso não conseguem melhorar suas marcas e paces médios de provas. Para conquistar um corredor com este perfil, 1º ele deve confiar em você e depois você deve mostrar seu Know How e por último uma experimentação dos treinos.
E aí, qual desses perfis você mais se identificou?
 
THIAGO OLIVEIRA
DIRETOR OPERACIONAL MY RUNNER
TRAINER VO2PRO

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).