Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

20 de setembro de 2015

Minha primeira prova: os 5 km

Esta prova é, sem dúvida, a porta de entrada para o mundo da corrida. Uma corrida rápida, ideal para quem esta começando no esporte e que o treinamento não compromete a rotina diária (3 treinos na semana é a recomendação).

O começo do treinamento marca o início de uma outra vida: uma vida mais ativa. Com o aumento do condicionamento físico, você passa a ter mais energia durante todo o dia. O componente cardiorrespiratório já tem um aumento significativo a partir da sexta sessão de treino.

Inscreva-se nos 5 km do ATHENAS 2015

O importante em qualquer prova é que você possa curti-la e não sofrer durante a mesma. Algumas pessoas pensam somente em cruzar a linha de chegada. Eu vou mais além, pois penso também no durante a prova e o após a prova. Para mim, é muito importante, como treinador e corredor, que eu e meus alunos possamos correr com segurança, que possamos curtir cada quilômetro de prova e saborear a sensação de superação ao cruzar a linha de chegada. Não se esqueça de que o pós-prova deve ser sem traumas ou dores que deixem você impossibilitado de exercer suas funções no dia seguinte.

Em outras palavras, não basta sobreviver a uma prova e, sim, correr com segurança e estratégia para desfrutar de todos os benefícios do esporte e da competição. Falando em estratégia, qual seria a melhor para cruzar a linha de chegada nos primeiros 5 km da minha vida?


Para traçarmos uma estratégia, é importante saber que existem algumas variáveis, sendo elas: objetivo, nível de condição física atual, local de prova e condições climáticas.
•Objetivo – cruzar a linha de chegada bem e curtir toda a prova;
•Nível de condição física – Iniciante, pratica regular da corrida há 2 meses;
•Local de Prova – Aqui o importante é saber se é um percurso com subidas, descidas, revelo acidentado. Para saber em qual ponto você vai mudar de velocidade;
•Condições climáticas – No frio, faça um aquecimento mais demorado, priorize o aquecimento geral. No calor, faça um aquecimento express, com prioridade para os educativos como skipping e Hopserlauf e a hidratação pré prova.

Na prática: utilize na corrida o pace médio de seus treinos. Ou seja, corra com a velocidade que você esta acostumado. Não tente no dia da corrida aumentar o seu ritmo. Em caso de subida ou descida, diminua a velocidade até que fique num ritmo confortável. Percebendo que esta ficando cansado, diminua a velocidade até encontrar aquela em que se sinta bem e percebendo que ela ficou muito fácil, tente voltar a velocidade de antes.

Para aqueles que já participaram de uma prova de 5 km e desejam melhorar suas marcas, sem mudar a quantidade de treinos na semana, seguem algumas recomendações:
•Incluir o trabalho de força;
•Aperfeiçoar a técnica de corrida;
•Incluir os intervalados de velocidade.

Agora é só fazer a inscrição e partir para os 5 km e treinar bastante! Vamos nessa?

Abraços!

Thiago Oliveira
Treinador my runner

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).