Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

20 de setembro de 2015

TREINAMENTO INDOOR X OUTDOOR

A corrida emagrece, aumenta o condicionamento, melhora a auto-estima, diminui o stress e ainda é fashion. Com tantos benefícios, fica fácil entender por que a corrida é a modalidade esportiva mais praticada em todo o mundo.

O melhor: pode ser realizada em ambiente indoor (esteira) ou em ambiente outdoor (rua, montanha, praia). Mas, para que o praticante possa fazer essa escolha de acordo com suas reais necessidades ou objetivos, é importante saber os prós e contras de cada um deles.

O treinamento indoor, que é na esteira, é indicado tanto para o corredor iniciante como para os mais experientes. A esteira, por se deslocar sobre o atleta, faz com que o deslocamento vertical seja maior. Já o treinamento outdoor (na rua) proporciona um esforço maior, pois o atleta tem que fazer o deslocamento vertical e horizontal e ainda vencer a resistência do vento – e, dependendo do tipo de terreno, o esforço é maior ainda.

É comum os atletas fazerem os treinos longos nas esteiras, pois esse equipamento ajuda a preservar a integridade física, uma vez que os treinos longos na rua são extremamente exaustivos para as articulações e tendões. Porém, é imprescindível que o atleta realize pelo menos 90% do treinamento no ambiente específico da prova – ou seja, na rua.

Treinamento indoor

Vantagens
•Não tem a resistência do vento, deixando o exercício mais confortável;
•O equipamento oferece um sistema de amortecimento, diminuindo o risco de lesões por impacto;
•A máquina tem recursos para controlar velocidade, distância e inclinação;
•Na maioria das vezes, as esteiras estão localizadas de frente para o espelho, o que permite a correção da postura durante o treinamento;
•Fica mais fácil para o professor fazer os ajustes adequados em relação à postura e também observar o comportamento das variáveis fisiológicas, como frequência cardíaca e pressão arterial;
•Não sofre interferência climática (chuva, frio).

Desvantagens
•O treinamento somente na esteira não prepara para as competições;
•No início, o medo de desequilibrar e cair pode provocar tensão e dores;
•Em ambientes fechados e não aclimatados adequadamente, a desidratação é maior;
•O desgaste é menor do que na rua, o que implica em menor gasto energético.

No treinamento para atletas, a esteira tem um papel pequeno, mas importante: atua mais como um treinamento complementar, com o objetivo de evitar que o atleta entre em overtraining, e também quebra um pouco a rotina do treinamento. Para os alunos que visam somente o emagrecimento ou o condicionamento físico, é uma boa opção, pois une o funcional ao agradável.

Bom treino!

Thiago Oliveira
Treinador my runner

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).