Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

12 de abril de 2015

42,195 KM, o grande desafio

A hidratação neste tipo de prova assume um papel decisivo para a conclusão da prova, pois a desidratação leva o praticante rapidamente a um quadro de fadiga. As implicações fisiológicas instaladas através de um quadro de desidratação podem levar o praticante da modalidade a uma fadiga aguda, o que pode acarretar em risco para a saúde.

Eliminação da água pelo organismo

A eliminação da água pelo organismo ocorre basicamente por quatro vias: (1) urina; (2) suor; (3) fezes e (4) ar expirado. A quantidade de líquido eliminada por cada via poderá ser alterada, caso a produção de suor aumente de forma significativa. Paralelamente a este fenômeno, ocorre um conjunto de adaptações hormonais da aldosterona, angiotensina e renina que tem como objetivo, diminuir a perda de água.

São diversos os fatores que podem interferir na produção de suor, levando o indivíduo a uma necessidade de hidratação constante para evitar um déficit hídrico. A previsão da produção de suor, por hora, pode ser utilizada como ferramenta para prever este déficit hídrico. O déficit hídrico gera um quadro de desidratação que é iniciado através de vários fatores como: excesso de perda de água, vômito, inviabilidade de deglutição de líquidos, estenoses agudas no esôfago, diarréia, produção de suor e inadequada ingestão de líquidos, sendo os dois últimos citados os que se relacionam com a desidratação durante o exercício.

Tipos de desidratação

Existem três distintos tipos de desidratação: HIPOTÔNICA, quando a perda de sal excede a perda de água; ISOTÔNICA, quando a água e os eletrólitos são perdidos em proporções iguais; HIPERTÔNICA, quando a perda de água excede a de eletrólitos. Durante o exercício físico o tipo de desidratação mais acometido é a hipertônica.

Mecanismo de desidratação hipertônica

Durante a desidratação hipertônica os fluídos são decorrentes de alterações do equilíbrio osmótico entre o meio intra e extracelular. Quando ocorre a perda hídrica por sudorese, perde-se principalmente água do meio extracelular, aumentando a pressão osmótica do meio extracelular. Com o objetivo de se estabelecer a homeostase, há um deslocamento de água do meio intracelular para o meio extracelular pelo mecanismo de regulação osmótica ocorrendo uma contínua desidratação das células durante o exercício.

Mesmo sendo realizada a hidratação, pode ocorrer um quadro de desidratação, pois a capacidade de esvaziamento gástrico é algo em torno de 1 a 1,2 litros por hora, enquanto que a perda pode chegar a atingir 2 litros por hora.

Usualmente expressamos a redução do peso corporal em percentual para quantificar o nível de desidratação e correlacionando os seus efeitos. Já foram encontrados reduções de 7 a 8% do peso corporal em maratonistas(COSTILL, 1972). Nas Olimpíadas de Los Angeles durante a prova de maratona, o atleta Alberto Salazar perdeu 8 litros de suor (MOREIRA, 1986).

Um corredor treinado pode perder de 1,5 a 2,5 litros de suor por hora, sendo que a reposição hídrica dificilmente consegue chegar a 50 % deste valor (CODINA, 1993). Para desidratações de 1,5% do peso corporal, acredita-se que o desempenho chega a cair aproximadamente 15 % (BANGSBO, 1997). Na tabela 4, observamos a resposta orgânica em função da perda hídrica sobre o peso corporal.

Conseqüências da desidratação durante a atividade física

O quadro de desidratação está ligado diretamente com a queda do desempenho, sendo considerada um fator limitante da performance. São diversos os mecanismos alterados pela desidratação, entre eles podemos destacar o componente cardiovascular, controle térmico corporal, condução nervosa e da contração muscular, o implicar diretamente em perda da técnica do movimento e com isso um gasto energético maior. O conjunto destes elementos além de reduzir a performance, quando não revertido, pode colocar em risco a integridade física do praticante.

Os pesquisadores relatam que valores acima de 10 % de desidratação do peso corporal expõem os praticantes a um risco para sua integridade física. Na tabela 5, podemos observar as respostas fisiológicas com relação aos níveis de desidratação. Podemos estabelecer algumas relações entre a perda hídrica e o desempenho: para 1% de desidratação, uma redução significativa no ritmo do exercício, aumento da temperatura corporal interna de 0,1° a 0,4° C e aumento de aproximadamente 6 batimentos por minuto (bpm).

A queda do rendimento esportivo proveniente da desidratação pode ocorrer de forma isolada ou em conjunto com outros sinais e sintomas, o que diretamente dependente da resposta de cada atleta. Por isso, é muito importante estarmos atentos a todos os sinais e sintomas durante as provas de longa duração.

Bom treino ou melhor bom desafio.
Alexandre Machado
LÍDER VO2PRO

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).