Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

12 de abril de 2015

Melhore sua corrida com a ajuda de aplicativos

Hoje, durante as passadas (e até mesmo nas provas), os celulares entram no meio de campo para que os momentos sejam registrados. As selfies fazem parte do mundo da corrida. Mas esse avanço tecnológico não faz apenas com que seja possível aumentar o lado social da corrida. Com a chegada dos aplicativos voltados para esse mundo é possível incrementar os treinos e (melhor) mapear as corridas feitas. Os apps têm se tornado, cada vez mais, um grandes aliados do corredor.

Com uma série de dados disponíveis no visor (ou nos fones de ouvidos), você tem informações precisas sobre os seus treinos. O item está se tornando, praticamente, parte do vestuário do atleta.

Os aplicativos estimulam a prática da corrida e têm como principal função monitorar a atividade do atleta, mostrando informações como distância, tempo e pace, permitindo, ainda, a interação com as mídias sociais, já que você pode publicar seu desempenho na timeline das redes.

Mesmo assim, é preciso tomar cuidado ao usar os aplicativos. Lembre-se, sempre, que correr envolve fatores como controlar as variáveis do treinamento esportivo (volume e intensidade da corrida, por exemplo). Os aplicativos não exercem o papel de treinador, apesar de serem aliados da corrida. Conhecer o seu corpo é fundamental para que você tenha um bom resultado nas passadas.

Em quais aplicativos apostar?

Está pensando em entrar para o time dos aplicativos? Saiba o que eles podem fazer por você.

Nike plus
Possui quatro níveis de configuração

- Básico: nesse modo o corredor não seleciona nenhum objetivo para o treinamento. O aparelho apenas toca músicas e informa, durante a corrida, a distância percorrida, a duração, a quantidade de calorias queimadas e a frequência da passada do atleta.

- Tempo: aqui você seleciona um tempo de duração para o treino. O aparelho mantém o atleta informado (através de comandos de voz) sobre o tempo restante, o ritmo, a distância, a quantidade de calorias gastas e a velocidade da corrida.

- Distância: nesse modo o atleta digita a distância que deseja correr e o equipamento passa a informar a distância restante, a duração, o ritmo, a quantidade de calorias gastas e a velocidade da corrida.

- Calorias queimadas: através dos dados coletados pelo pedômetro, o equipamento calcula quantas calorias foram queimadas pelo atleta durante a prática da corrida. Como objetivo para o treino, você pode definir uma quantidade de calorias a ser queimada e o app informará durante a corrida quanto falta para atingir o seu objetivo.

adidas Micoach
Dentre os programas de treinos disponíveis, você possui as seguintes opções:

- Aprenda a correr: o programa visa os atletas novatos, começando com treinos de corrida livre com 5 minutos de duração. Durante o programa, você aprenderá os conceitos básicos sobre frequência cardíaca e terminologias próprias da corrida.

- Fique em forma: aqui você deve ter como objetivo melhorar a sua capacidade cardíaca, atingindo pela primeira vez as zonas amarela e vermelha através de sprints de velocidade intervalados. Ao final do programa, o atleta deverá estar apto a correr por mais de 60 minutos dentro da zona verde.

- Perca peso: o programa de redução de peso visa o aumento de energia e saúde do atleta através de treinos aeróbicos iniciados com atividades de caminhada de 5 a 30 minutos de duração. Aqui você ainda desenvolve corridas com duração de até 50 minutos dentro da zona amarela.

- Redução de stress: o programa tem cinco níveis, contendo dez sessões de treino com duração máxima de 30 minutos cada. O objetivo é relaxar, com atividades que vão desde caminhadas de 10 a 15 minutos na zona verde (nível um) até treinos intervalados com sprints de velocidade e caminhada com duração de 30 minutos.

- Corra uma corrida: este programa é para quem quer correr provas de corrida de rua. Existem quatro tipos de provas que são abordadas pelo programa: corrida de 5 km, de 10 km, meia-maratona e maratona. Basta escolher a sua meta e fazer o treinamento.

I Run From Dogs
Imagine que você está correndo e começa a ouvir ao longe alguns latidos. Os cães parecem bravos e aos poucos chegam mais perto. O que você vai fazer? Pernas pra te quero. O aplicativo I run from dogs simula uma perseguição canina. É possível escolher vários modos de treino. Em um deles você seleciona o quão rápido os cachorros vão correr. Quanto mais perto eles estiverem, mais alto vão latir. Em outro, é possível colocar uma música para animar sua corrida, e se diminuir o ritmo você vai ficar sabendo por meio dos latidos raivosos.

Nutrabem
Para quem quer controlar o peso de forma saudável o Nutrabem é uma boa pedida. Ele não mostra somente as calorias dos alimentos consumidos, mas apresenta o equilíbrio nutricional, ajudando o usuário a ter um controle das suas escolhas. Por meio do aplicativo é possível ter um registro diário das refeições, apontar as calorias consumidas x recomendadas, calcular o índice de massa corporal (IMC), além de analisar o perfil de consumo do usuário, fundamental para a adequação dos hábitos alimentares.

TilThe Race
Com o Til The Run a expectativa para achegada daquela maratona tão esperada vai aumentar ainda mais. O aplicativo faz uma contagem regressiva para as principais corridas de rua e Ironmans do planeta, além de dar informações do local da prova, dicas de viagem, conselhos nutricionais e de suplementação. É possível, também, compartilhar todo esse conteúdo com amigos e treinadores por meio do Facebook, Instagram, Twitter e e-mail, deixando todo mundo no clima para a próxima prova.

Endomondo
Você é daqueles corredores que não gosta de treinos solitários? Gosta de correr com os amigos e comparar seus resultados? Então o Endomondo é para você. O aplicativo funciona como uma rede social, voltada para dar um incentivo a mais ao usuário, que pode compartilhar informações como percursos, distância, duração, tempos parciais, consumo de calorias e ritmo cardíaco. Afinal, por que fazer uma corrida sozinho se você pode treinar e desafiar amigos ou outros usuários ao redor do mundo?

MapMyrun
 Assim como o Endomondo, o MapMyRun também armazena dados sobre seu treino, mas o “plus” do aplicativo são as informações sobre alimentação e hidratação. Como o app monitora o que você come, ele vai indicar que aquele churrasco do sábado e a feijoada do domingo atrapalharam sua performance no treino de segunda-feira. O aplicativo não é de grande valia somente para o corredor. Ele pode acompanhar também seu desempenho em 600 atividades físicas diferentes. É possível ainda usa-lo por até 8 horas seguidas, ou até a bateria do seu aparelho aguentar.

Runkeeper
Com mais de 18 milhões de usuário o Runkeeper pode registrar informações sobre sua corrida ou pedalada. Assim como os outros, o aplicativo permite seguir de perto estatísticas detalhadas de passadas, distância, tempo e frequência cardíaca. Porém, o diferencial está na possibilidade de tirar fotos enquanto treina e compartilha-las no Facebook e Twitter. É possível, também, comparar seu desempenho entre amigos que possuem o aplicativo.

Runtastic
Se você quer ter uma maior autonomia na hora de preparar seu treinamento esse é o aplicativo certo. Ele tem todas as funções dos demais, porém, a diferença está na possibilidade de montar treinos focados em seus objetivos. Não importa se sua meta é queimar calorias, treinar para uma maratona, ou melhorar sua resistência cárdica, o Runtastic serve para usuários de todos os níveis de preparo físico. Se quiser anotar o que aconteceu de melhor, pior (vai saber, não é?), pontos a melhorar ou algum outro acontecimento importante que se passou durante sua corrida, também é possível por meio do diário de treino personalizado.

Garmin Fit
De acordo com o site Garmim Connect, já são pouco mais de 4 bilhões de milhas registradas pelos usuários do serviço ao redor do mundo. Conforme termina suas atividades e bate suas metas, o app registra tudo em seu smartphone. Após ter todas as informações armazenadas, o usuário pode passar os dados para a Garmin Connect, uma espécie de rede social repleta de funcionalidades. Uma delas é a criação de relatórios de treino, que irão ajudar o atleta a alcançar seus objetivos. Eles estão classificados por atividade e evento. No primeiro, o usuário pode ver estatísticas sobre atividades específicas que esteja praticando como esqui, ciclismo ou corrida. Já no segundo, é permitido agrupar todos seus eventos, como corridas, treinos ou entretenimento. Por fim, também é possível produzir relatórios por dia, mês ou ano.

(Fonte: Thiago Oliveira, diretor operacional My Runner e trainer VO2 PRO – São Paulo)

Thiago Oliveira
Treinador my runner

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).