Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

20 de setembro de 2015

Você deseja correr ou sobreviver a uma prova?

Nas provas, encontramos muitos tipos de corredores e, entre eles, aqueles que vão participar de uma prova sem nenhuma orientação de treinamento – que simplesmente saem correndo durante a semana e também nos dias de prova. Estas pessoas que vem embalados pela adrenalina da competição, terminam a prova com uma sensação de cansaço muito além do normal e com fortes dores na maioria dos casos, levando dias para uma recuperação eficiente do organismo antes de qualquer outro tipo de treino ou prova. Costumo dizer que eles não correm a prova, mas sobrevivem a ela.

O planejamento do treinamento é o primeiro passo para cruzar a linha de chegada. Ele é feito pelo professional que irá acompanhar você ou orientá-lo. É a partir desse planejamento que será montada toda a sua rotina de treinamento.

São três: diagnostico, estratégia e execução.

Diagnóstico
 Nesta etapa, o treinador obtém informações da condição física do aluno/atleta, dos objetivos a serem atingidos a curto (2 a 3 meses), médio (5 a 6 meses) e longo prazo (a partir de 8 meses) e dos dias e locais de treino ao longo da semana e das rotinas pessoais.

Estratégia
 Aqui, serão determinadas as metas a curto, médio e longo prazo das provas que irá participar com objetivos de superação ou de evolução da marca. Quanto tempo de trabalho de base e especifico e a montagem da planilha com as descrições dos treinos.
•Superação – realizar pela 1º vez a prova;
•Evolução – melhorar a marca na prova.

Execução
 Nesta etapa, o aluno já esta realizando o treinamento prescrito pelo treinador e passando os feedbacks dos treinos para o treinador para que ele possa fazer o ajuste fino das cargas de treino.

O objetivo do treinamento pode ser realizar uma prova, ganhar condicionamento ou estético (emagrecimento). O importante é que para elaborar um planejamento eficiente você deve saber onde quer chegar ou melhor qual a sua meta.

Para que o planejamento seja elaborado com exatidão nas informações e nas suas ações, ele deve ser feito por um professional de educação física com experiência em treinamento de corrida.

Um outro ponto importante para o corredor é a construção do seu diário de treino. O diário vai permitir que você e o treinador possam avaliar as condições de melhora ao longo da periodização do treinamento e fazer algum ajuste caso seja necessário. Abaixo, um exemplo de diário de treino.

 

DIÁRIO DE TREINO
 Tempo total de treinamento – 12 semanas

Início dos treinos – 31/12/12

Prova alvo – 21 km – Planilha superação

SEMANA 04 de 12

Dia – 22/01/13

Sessão – 10
 
Distância (KM)
 
Tempo Total (h:min:seg)
 
Pace médio (min/km)
 
Previsto 10 km 0:52:00 5:12 min/km
Realizado 10 km 0:56:00 5:36 min/km

OBS:

Previsto – o que foi prescrito pelo treinador na planilha.

Realizado – o que foi realizado por mim no treino.

Thiago Oliveira
Treinador my runner

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).