Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

25 de setembro de 2015

Os 7 pecados do corredor durante uma prova

Tenho muitos anos dedicados ao treinamento de corrida e posso afirmar que aqui estão os erros mais comuns que cometemos durante uma prova – não só os corredores iniciantes, mas também aqueles mais experientes. Todos cometem os mesmo erros. A minha opinião a respeito disso? Na preparação, seja do atleta ou do corredor amador, falta um treinamento específico e orientação de um especialista. Se correr dá uma sensação incrível de liberdade e prazer, experimente correr sob a orientação de um profissional. Você certamente irá mais longe e será mais rápido. Pode acreditar!

1. Não fazer aquecimento adequado
O aquecimento deixa o organismo mais preparado para o ritmo a ser imposto durante a prova. Podemos dividir o aquecimento em duas partes: a geral, que tem como objetivo tirar o organismo do estado de repouso e é composta por exercício de baixa intensidade, e a especifica, cujo objetivo é preparar o organismo para o exercício especifico (no nosso caso, a corrida) – nesse caso, é importante fazer corridas curtas com intensidades variadas até chegar bem perto do ritmo de prova.

2. Começar com um ritmo muito forte
Mesmo com um aquecimento fisiologicamente perfeito, o organismo não suporta por muito tempo um começo de prova muito forte, pois ainda não se adaptou totalmente ao novo estado de estresse imposto pela prova. Nesse caso, recomendo que você aumente gradativamente o ritmo de prova de 5 em 5 minutos (ou de 10 a 15 minutos entre os iniciantes) até chegar a um ritmo confortável.

3. Determinar um ritmo de prova mais alto do que você treina
Se você não treinou para um determinado ritmo, não é no dia e na prova que você vai tentar impor. Isso só vai levar você à fadiga – e, posteriormente, ao fim de prova precoce. Na reta final da prova, dê tudo de si – ou, como falamos, vá para a morte. Mas lembre-se: você está no final da prova. O correto seria um sprint desse tipo faltando pelo menos dois minutos para o final da prova. E por que somente nos dois minutos finais? Porque depois desse tempo você estará fadigado pela intensidade alta imposta durante o sprint final.

4. Não tangenciar nas curvas
Pense na Fórmula 1: é comum ver os pilotos tangenciarem nas curvas, pois isso diminui a distância do percurso. Para a corrida de rua, vale a mesma regra. Aliás, o percurso é medido dessa forma.

5. Não diminuir o ritmo ao ficar cansado
Ao primeiro sinal de cansaço (fadiga), o correto é diminuir um pouco o ritmo para que o organismo possa voltar ao steady-state (estado de equilíbrio fisiológico durante a prova) o mais rápido possível. Caso contrário, a fadiga chegará em dois ou três minutos e será difícil manter um ritmo mais baixo durante a prova.

6. Não relaxar ombros e braços durante a prova
É comum um desconforto muscular nos ombros e nos braços enquanto corre. O ideal é que, durante a prova, você solte-os, mesmo quebrando a mecânica correta da corrida durante alguns segundos. Isso vai ajudar você a relaxar a musculatura contraída dos ombros e dos braços.

7. Alongar ao sentir cãibras no meio da prova
 Se durante a prova você começar a sentir câimbras, não adianta parar e alongar. Isso só vai piorar a situação. O ideal é diminuir o ritmo até que as cãibras desapareçam.

Bom treino – ou melhor, boa prova!

Thiago Oliveira
Treinador my runner

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).