Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

20 de setembro de 2015

Avaliação da potência aeróbia

A avaliação da potência aeróbia é uma prática comum e apropriada nos programas de exercícios físicos e de reabilitação. Os objetivos dos testes incluem: (1) fornecer dados para o desenvolvimento do programa de exercício físico, (2) acompanhamento do programa para avaliar o progresso do praticante, (3) motivar os participantes por meio de metas razoáveis e alcançáveis e (4) estratificação dos riscos.

VO2 máximo
Em 1884, um italiano chamado Mosso observou os efeitos de se exercitar um músculo em um tipo de ergômetro. Ele foi um dos primeiros fisiologistas a levantar a hipótese de que a eficiência muscular era dependente de fatores do sistema circulatório.

Archibold Hill, em 1921, ganhou o prêmio Nobel por seus estudos realizados sobre o metabolismo energético. Desde então, vários pesquisadores têm investido muito tempo em estudos sobre o consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo).

A mais alta captação de oxigênio que o indivíduo pode alcançar durante um trabalho físico, respirando ar ao nível do mar, é denominada de capacidade aeróbica, potência aeróbica máxima, consumo de oxigênio máximo ou simplesmente VO2 máximo.

No pulmão ocorre da seguinte forma: 1) por difusão, o oxigênio passa para o sangue arterial; 2) os eritrócitos (células vermelhas) transportam-no até a membrana celular do músculo; 3) por meio desta, o oxigênio é transportado até as mitocôndrias e 4) nestas, o oxigênio exerce sua função por reações químicas associadas ao metabolismo aeróbico.

O transporte de oxigênio do meio externo para o interior das mitocôndrias da célula muscular contrátil requer a interação do fluxo sanguíneo e a ventilação no metabolismo celular. Uma alta capacidade aeróbica requer a resposta integrada e de alto nível de diversos sistemas fisiológicos. Podendo suportar níveis metabólicos de 10 a 12 vezes maiores do que os de repouso.

Quando a interação entre os sistemas não é suficiente a ponto de atender aos rápidos aumentos da atividade muscular, o metabolismo anaeróbico compensa transitoriamente essas demandas energéticas, levando a uma acidose metabólica – o que acarretará em uma fadiga precoce.

A informação fornecida pela avaliação da captação máxima de oxigênio representa uma medida de (1) a maior produção de energia por processos aeróbicos e (2) a capacidade funcional da circulação. Com isso, o VO2 máximo têm recebido a atenção de vários pesquisadores, pois tem sido aceito como parâmetro fisiológico para classificar o nível de aptidão de um indivíduo.

O VO2 máximo é um dos mais importantes parâmetros fisiológicos, o que reflete a interação de vários sistemas que servem de suporte ao desenvolvimento das capacidades físicas .

Aqui, seis itens que resumem a importância de medir o VO2 máximo :

1. É aceito internacionalmente como o melhor parâmetro fisiológico para avaliar, em conjunto, a capacidade funcional do sistema cardiorrespiratório;

2. É um parâmetro fisiológico e metabólico para avaliar a capacidade metabólica oxidativa aeróbica durante trabalhos musculares acima do metabolismo basal;

3. É um parâmetro ergométrico utilizado para a avaliação da capacidade de trabalho do homem em diferentes atividades ocupacionais (medicina do trabalho);

4. É um parâmetro fisiológico utilizado para prescrever atividades físicas sob forma de condicionamento físico normal (sedentários, obesos, idosos) ou especial (cardíacos, pneumopatas, diabéticos) ou sob forma de treinamento físico (preparação física de atletas) ou para prescrever atividades ocupacionais no ambiente de trabalho.

5. É um parâmetro usado para quantificar o efeito do treinamento físico no sistema cardiorrespiratório.

6. É usado em estudos epidemiológicos para comparação de capacidade física entre os povos e atletas.

O consumo de oxigênio em repouso é aproximadamente de 3,5 ml.kg.min-1 tanto para indivíduos sedentários como para treinados. Mas, durante esforços máximos, os indivíduos treinados possuem valores até duas vezes maior do que aqueles apresentados pelos indivíduos sedentários.

Sabemos que o VO2 máximo pode ser expresso em litros de oxigênio consumido por minuto (L/min-1) ou em mililitros de oxigênio consumido por minuto por quilograma de peso corporal (ml.kg.min.-1) – ou seja, na forma absoluta ou relativa, respectivamente.

O valor do VO2 máximo expressa quantitativamente a capacidade individual para a ressíntese aeróbica do ATP.

Bom treino – ou melhor, bom teste!

Thiago Oliveira
Treinador my runner

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).