Blog My Runner

O SEU TREINAMENTO DE CORRIDA A QUALQUER HORA E EM TODO LUGAR.

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).

11 de fevereiro de 2019

LESÕES DURANTE A PRÁTICA DA CORRIDA DE RUA

A corrida de rua vem crescendo a cada ano com o aumento de números de alunos nas assessorias esportivas, número de provas realizadas, quantidade de pessoas em busca de uma melhora na qualidade de vida.

Além disso, a corrida apresenta-se como uma modalidade democrática por não restringir a participação, bem como não exigir altos padrões técnicos para os corredores.

Com todo esse crescimento também vem as temidas lesões. Dentre as lesões mais comuns incluem a síndrome da dor patelofemoral (SDPF), shinsplints (“canelite”), tendinopatias (no tendão de aquiles e na banda iliotibial), fascite plantar e fraturas por estresse (do metatarso e da tíbia)

Os fatores de risco para a ocorrência de lesões por overuse são classificados em intrínsecos e extrínsecos. Dentre os fatores intrínsecos estão os inatos (sexo, idade, altura,peso, tipo de personalidade) e anatômicos (anteversão femoral, geno varo ou valgo, pés planus ou cavus, densidade óssea, flexibilidade e dismetrias nos membros

Fatores relacionados ao planejamento e execução do treinamento como intensidade, volume, frequência, superfície, percurso e tipo de calçado, quando equivocados são considerados fatores extrínsecos.

Atividades repetitivas como a corrida predispõem a lesões por overuse especialmente quando o tempo de recuperação entre as sessões de treino é curta, sendo a recuperação tão importante quanto a aplicação da carga de exercício.

A prescrição do treinamento de corrida envolve o controle e a manipulação de diversas variáveis de treinamento, controlar é o dever de todo treinador de corrida para prescrever um treino seguro, eficiente, personalizado para o seu aluno. Respeitar a planilha e todas as orientações do seu treinador, é o sucesso para você acelerar na corrida e correr cada vez mais longe e ainda sem lesões.

Thiago Oliveira
Treinador da my runner

Veja também





Busca
Logo MyRunner

O My Runner é a primeira assessoria esportiva 100% on line que tem o selo de qualidade PNQ da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esportes (ABRAPEFE).